Hoje, não há um controle da Receita sobre a movimentação nas plataformas de locação por temporada. Desta forma, não há como averiguar o pagamento de impostos sobre a locação pelos anfitriões, o IR sobre o aluguel.
As autoridades vêm discutindo o tema, por solicitações dos hotéis de igual tratamento tributário.
A locação por temporada é taxada da mesma forma que a locação tradicional, porém a regulamentação ainda é menor. Segundo fontes, a Receita Federal está estudando formas de aumentar o controle sobre as plataformas e reduzir a sonegação. Nada foi oficialmente divulgado ainda e não se sabe quando as medidas serão anunciadas, mas já se fala sobre cobrança de impostos devidos dos últimos cinco anos.
Isso irá afetar a rentabilidade dos imóveis que não possuem uma gestão profissional. Na medida que o setor cresce, ele vai se regularizando e a gestão dos imóveis precisa ser gerida com mais eficiência para manter as margens de lucro.
A Rio Host acompanha de perto a situação para orientar nossos clientes sobre as alterações nas regras legais, tirar todas as dúvidas e dar apoio jurídico quando necessário.