google-site-verification=rru6a9HMCjeecxhrzgNuiKT2Ds6AwJiNF8BGUJkbJYs
top of page
Foto do escritorriohostbb

O mercado imobiliário pós-pandemia


Costumo falar aos clientes que querem saber o que vai acontecer que, infelizmente, não temos bola de cristal para sabermos o futuro, ainda assim, alguns dados existentes já começam a trazer uma visão mais clara do que pode vir a acontecer no mercado de locação em eventual cenário pós-pandemia.

Os preços de alugueis mensais - nos imóveis alugados tradicionalmente, e das diárias - no caso de locação por temporada, sofreram uma enorme queda a partir de março, havendo renegociações nos contratos de longo prazo que chegaram até a 60% de desconto e com impacto equivalente nas locações por períodos curtos.

A partir de setembro, começamos a perceber a retomada da atividade econômica, com retirada gradativa dos descontos e o retorno de turistas – e  até mesmo cariocas – aos imóveis por temporada.

Nesse contexto, com relação aos imóveis com contratos de locação tradicional, residencial ou comercial, estamos percebendo um fluxo gradativo de normalização, com a retirada escalonada dos descontos, a partir da redução dos percentuais até um patamar que, já em dezembro, os alugueis voltem aos seus valores pré-pandemia.

Todavia, há bairros e unidades imobiliárias que não vem se recuperando, percebendo dificuldade de normalização nas salas comerciais e, especialmente, nos bairros próximos ao centro da cidade com esse perfil. Entendemos que isso decorre da aceleração da degradação daquela região e das medidas de home office adotadas majoritariamente pelas empresas, esvaziando a área central.

Já com relação ao aluguel por temporada, observamos consultas com um perfil que se baseia em: a) turistas com carros e de estados ou cidades próximas e acessíveis pela via terrestre; b) ênfase em locações por períodos maiores; c) indagações sobre política flexível de cancelamento em virtude de condições sanitárias que se alteram por estado de saúde dos viajantes ou em decorrência de medidas das autoridades locais; e d) maior preocupação com limpeza e self check in, evitando o contato.

Além disso, estamos constatando que muitos dos hotéis construídos para as Olimpíadas e outros eventos no Rio de Janeiro fecharam suas portas por não serem viáveis em tempos de pandemia, o que reduziu a oferta de quartos e aumentou a procura por apartamentos de temporada.

Em resumo, e longe de podermos prever o futuro em tempos de tanta incerteza, destacamos  a existência de algumas tendências que podem significar o aumento de oportunidades para a locação tradicional e por temporada, serviço que é prestado pela RIOHOST, seja para a administração de imóveis via plataforma de hospedagens  (temporada), seja para locação por longo prazo e de forma tradicional.

Consulte-nos sobre nossos serviços para verificar aquele que melhor pode atendê-lo. As informações podem ser acessadas aqui no nosso site, ou então via contato pelo e-mail contato@riohostbb.com.br, telefone 21 2533-7281 ou whatsapp 21 99978-4201.  

32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page